Projetos: O que faz?

O que faz?


- Publicações e atividades

Ao longo dos projetos fomos dando conta deste novo mundo que emerge através de múltiplas ações académicas e de parcerias internacionais, da Newsletter Memoirs, publicada de Maio de 2018 a Dezembro de 2021, de artigos científicos, capítulos de livros, e de livros que permitem um rápido acesso ao que de mais inovador encontramos.

Eduardo Lourenço. Uma geopolítica do pensamento
Margarida Calafate Ribeiro | Roberto Vecchi
2023 | Porto : Edições Afrontamento | Memoirs

Slamizando nas periferias. A pós-memória colonial em Paris, Lisboa e Bruxelas
Fernanda Vilar
2022 | Porto : Edições Afrontamento | Memoirs

Passados reapropriados: pós-memória e literatura
Felipe Cammaert
2022 | Porto : Edições Afrontamento | Memoirs

Enfants d’Empires coloniaux et postmémoires européennes
Margarida Calafate Ribeiro | Fátima da Cruz Rodrigues
2022 | Paris : Presses universitaires de Paris Nanterre Collection « La langue portugaise en cultures »

Des-cobrir a Europa – Filhos de Impérios e Pós-memórias Europeias
Margarida Calafate Ribeiro | Fátima da Cruz Rodrigues
2022 | Porto : Edições Afrontamento | Memoirs

A cena da pós-memória. O presente do passado na Europa pós-colonial
António Sousa Ribeiro
2021 | Porto : Edições Afrontamento | Memoirs

Novo Mundo - Arte Contemporânea no Tempo da Pós-Memória
António Pinto Ribeiro
2021 | Porto : Edições Afrontamento | Memoirs

Ao longo de 2024 sairão ainda mais 5 livros no âmbito da coleção Memoirs/ Afrontamento.


- Programação Cultural e exposição Europa Oxalá

Ao longo do projeto foi realizada uma programação cultural própria e intensa com diferentes parceiros:  participação no festival de cinema PortoPosDoc, participação na Bienal de Marselha, colaboração com Lilian Thuram e a sua Fundação de Educação contra o Racismo, com a Culturgest em Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa e em Paris, a Universidade de Paris-Nanterre e a Universidade de Oxford, entre outros. No colóquio final “Constelações da pós-memória na Europa pós-colonial”, realizado em Novembro de 2022, na Culturgest, em Lisboa, participaram académicos, artistas, programadores e diretores de instituições com quem ao longo dos últimos anos trabalhamos na exposição internacional Europa Oxalá.
Esta exposição exibe 60 obras de 21 artistas cujas origens familiares se situam nas antigas colónias em África. Nascidos e criados num contexto pós-colonial, são artistas cujas obras se tornaram incontornáveis na arte contemporânea europeia, propondo uma reflexão sobre as suas heranças, as suas memórias e as suas identidades.
Com curadoria principal de António Pinto Ribeiro e de Katia Kameli e Aimé Mpane, Europa Oxalá é uma co-produção do Centro de Estudos Sociais, através do projeto Memoirs, do Mucem, de Marselha, do AfricaMuseum, em Tervuren, na Bélgica e da Fundação Calouste Gulbenkian. Esta exposição, já patente em Marselha, no MUCEM e em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, segue agora para a Bélgica, onde poderá ser vista de 7 de Outubro a 5 de Março de 2023 no AfricaMuseum em Tervuren. Desta exposição foi produzido um catálogo e um livro
 

- Plataforma de Artistas e Obras

Reimaginar a Europa - Plataforma de Artistas e Obras disponível neste site é a primeira plataforma digital dinâmica em acesso livre de artistas e obras que abordam a memória pós-colonial europeia em cinco áreas - artes performativas, artes visuais, cinema, literatura e música. A plataforma reúne mais de 400 artistas internacionais contemporâneos, mais de 1000 obras e milhares de referências críticas e bibliográficas em vários suportes digitais, acompanhados de sistemas de pesquisa. Trata-se de artistas, músicos e escritores que, não tendo necessariamente vivido o tempo colonial, nomeadamente belga, francês e português, em territórios como a Argélia, o Congo, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe ou Cabo Verde, se manifestam como herdeiros dessas memórias familiares e públicas. A partir das suas obras refletem e interrogam estas heranças no tempo e espaço contemporâneo europeu, oferecendo-nos uma releitura urgente e incontornável para a imaginação de uma Europa contemporânea e futura.   


- Podcast

Em "Memória da Memória: Interrogações e testemunhos pós-imperiais” explora as reflexões de académicos, artistas e ativistas sobre a Europa pós-imperial. A série coloca em destaque as histórias de pessoas cujas experiências se encontram moldadas pelas heranças coloniais e pelos processos de descolonização nos contextos de Portugal, Bélgica e França. É uma iniciativa que pretende promover um diálogo enriquecedor e crítico sobre questões fundamentais da contemporaneidade, contribuindo para redefinir noções de cidadania na Europa contemporânea. A realização é da investigadora do CES, Inês Nascimento Rodrigues, a edição de som de José Gomes, a imagem gráfica de Márcio de Carvalho e a música do indicativo é da autoria de XEXA. Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto MAPS (ref. PTDC/LLT-OUT/7036/2020), coordenado por Margarida Calafate Ribeiro.

->ouvir AQUI