Formação: Cursos E-learning

"Descolonizar é preciso" (2006) - Kiluanji Kia Henda

PORTUGAL: MEMÓRIAS DO FIM DO IMPÉRIO

Curso avançado de pós-graduação

Cursos E-learning | Cátedra Eduardo Lourenço | Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Memórias do fim do império é um curso avançado de pós-graduação que resulta da parceria entre o Instituto Camoes I.P. e a Cátedra Eduardo Lourenço (Università degli Studi di Bologna). Realiza uma “espetrografia” - em todos os sentidos - dos rastos do passado de Portugal em África. O processo de construção de uma memória de África, o campo de batalha de construção de uma memória contemporânea do colonialismo e dos seus problemáticos fins, os horizontes de uma possível memória comum deste tempo complexo, que combina passado e presente estão no centro das reflexões lançadas no curso. Este curso tem como objetivos:
Configurar as paisagens de memórias, individuais e coletivas, relativas às descolonizações das colónias portuguesas em África;
Analisar o impacto dos arquivos mais complexos do passado em/ de África (saudades coloniais, a experiência da Guerra colonial, o movimento do Retorno e dos “retornados, etc.);
Realizar uma abordagem inicial às emergências das produções culturais afropolitanas portuguesas como um espaço acesso alternativo aos labirintos da experiência de Portugal em África e a sua contemporaneidade europeia.

SABER MAIS       INSCRIÇÕES