Formação: Atividades de extensão

Ciclo Memórias Coloniais
03 out 2019
Culturgest, Lisboa, Temporada 2019 - 2020

Qual o impacto da transferência de memórias do fim do colonialismo na Europa atual? Como se manifestam estas memórias em termos sociais, culturais e artísticos?

O músico e slammer belga-congolês Pitcho, a cineasta franco-argelina Fatima Sissani e a escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso refletem sobre as mudanças culturais protagonizadas pelas gerações seguintes em Portugal, na Bélgica e em França, a partir das suas experiências artísticas. No início do debate, Pitcho apresenta a performance L’ expérience Pi.

MEMOIRS — Filhos do Império e Pós-memórias Europeias é um projeto de investigação comparada sobre a diversidade europeia a partir das suas heranças coloniais. Estuda casos de Portugal, França e Bélgica onde ecoam presenças de Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Argélia e Congo.

L'EXPERIENCE PI

Nesta performance slam intimista Pitcho convida-nos a mergulhar num universo de culturas sincréticas através de poemas que relatam as experiências que forjaram o seu ser. Acompanhado do artista beat-box Joost Maaskant, a sua poesia slam é um convite para refletir sobre a dualidade que permeia a segunda geração de imigrantes na Bélgica.

SABER MAIS        PROGRAMA         VÍDEO

PROJETO MEMOIRS NA BIENAL DE MARSELHA RHMIT

Projeção de Posto avançado do progresso, de Hugo Vieira da Silva
16 a 19 out 2019
Cinéma Le Gyptis, Marselha, França

Posto avançado do progresso (Angola/ Portugal, 2016,120') é um filme de Hugo Vieira da Silva, baseado no conto de Joseph Conrad “An Outpost of Progress”, de 1896. No final do século XIX, dois colonizadores portugueses, imbuídos de uma vaga intenção civilizadora desembarcam numa parte remota do Rio Congo para organizar um posto comercial. À medida que o tempo passa, começam a desmoralizar pela sua incapacidade de enriquecer à custa do comércio de marfim. Sentimentos de desconfiança mútua e mal-entendidos com a população local isolam-nos no coração da floresta tropical.
Confrontados um com o outro iniciam uma caminhada em direção ao abismo.

Teatro Griot apresenta As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino
uma adaptação da obra homónima de Breyten Breytenbach, encenação de Rogério de Carvalho
18 - 19 out 2019
Théâtre à l’Oeuvre, Marselha, França

O Teatro Griot é uma companhia de atores que se dedica à exploração de temáticas relevantes para a construção e problematização da emergente identidade europeia contemporânea e intercultural e do seu reflexo no discurso e na estética teatral.
O trabalho que a companhia desenvolve surge da tensão entre corpo e território, entre memória coletiva e memória individual, entre imaginário coletivo e imaginário individual. O Teatro GRIOT opera neste espaço intersticial de territórios geográficos e simbólicos como ponto nevrálgico de um movimento artístico de contra-memória que questiona a univocidade da História.
Equipa Teatro GRIOT em Marselha: Encenador - Rogério de Carvalho; Atores - Ana Rosa Mendes, Daniel Martinho, Gio Lourenço, Margarida Bento, Matamba Joaquim, Miguel Eloy, Zia Soares; Designer de luz - Jorge Ribeiro; Designer de som Soundslikenuno; Assistente - Neusa Trovoada; Produtora - Alesa Herero.

Conferência Reimaginar a Europa. Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias
19 out 2019
Bienal de Marselha RHMIT, Marselha, França

SABER MAIS      VIDEO

LILIAN THURAN - CONFERÊNCIA EDUCAÇÃO CONTRA O RACISMO

26 nov 2019, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
27 nov 2019, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Lilian Thuram ex-futebolista campeão mundial em 1998 é Presidente da Fundação Lilian Thuram – Educação Contra o Racismo. "Ninguém nasce racista, torna-se racista" é a verdade que guia a Fundação Lilian Thuram que acredita que o racismo é uma construção intelectual, política e económica.  Essas interrogações são partilhadas pelo grupo MEMOIRS (ERC 648624) que investiga as heranças coloniais na Europa contemporânea. MEMOIRS e a Fundação Lilian Thuram promoveram um encontro para interrogar as desigualdades geradas por mecanismos de dominação na sociedade europeia e as formas de combater o racismo pela educação.
As ações realizadas pela Fundação valeram a valeram a Lilian Thuram o prémio de Ética da Fondation Keba Mbaye no Sénégal em 2014 e tornou-se Doutor Honoris Causa da Universidade de Estocolmo em 2017.O seu primeiro livro  As Minhas Estrelas Negras - De Lucy a Barack Obama  (2013) foi publicado em Portugal pela Editora Tinta da China, com  o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian - Programa Próximo Futuro

SABER MAIS      VIDEO