Destaques

    Do Colonialismo como Nosso Impensado

    Em nova edição este livro reúne textos inéditos e dispersos de 70 anos de pensamento que situam Eduardo Lourenço como crítico do colonialismo e precursor surpreendente de um olhar pós-colonial.

    Um pensamento que antecipa as raízes profundas da cultura democrática resgatada há 50 anos pela Revolução de 25 de Abril de 1974

    «Deste naufrágio de uma raça toda a gente se lembra, excepto os portugueses. Das epopeias que perduram neste país tão folclórico nem uma página o relembra. A História trágico-marítima é a dos portugueses devorados pelo mar e pelos autóctones. Este espantoso silêncio esconde a aventura colonial, a mais pura de toda a história. Tão pura que hesitamos chamá-la colonialista. E, no entanto, ela é certamente uma entre outras, a primeira e a última ainda de pé, sob a indiferença dos trópicos e o esquecimento do mundo. Este esquecimento faz-nos pensar, mas explica-se. Portugal não foi o único país a deixar-se esquecer desta maneira. No tempo das Grandes Descobertas a importância cósmica desta aventura escondia aos olhos da Europa o colonialismo nascente. Mais tarde, a mesma Europa teve também demasiado interesse em esconder, em conjunto, este colonialismo.»

    Eduardo Lourenço

    COMPRAR

    http://www.eduardolourenco.com