Pós-colonialismos e Cidadania Global
O programa de Doutoramento em Pós-colonialismos e Cidadania Global (Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) teve início em 2004-2005 e foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2020 por 6 anos. O programa é oferecido bienalmente, abrindo assim uma nova edição cada dois anos. As edições de 2013/2014, 2015/2016 e 2017/2018 foram financiadas pela FCT.
Da história, antropologia, sociologia e direito aos estudos literários e artísticos, o programa promove a produção de um conhecimento contextual capaz de equacionar alternativas aos desafios que marcam os tempos que correm. Destacam-se temas como as crises ambientais, as mobilizações populares em luta por dignidade, e os discursos culturais, como base para uma cidadania global e de ativa transformação do mundo.
Tem como objetivo proporcionar formação avançada numa perspetiva crítica pós-colonial sobre a complexidade das relações políticas, sociais e culturais no mundo de hoje.
Geopoliticamente, privilegia uma análise comparada e interdisciplinar da herança colonial e dos desafios pós-coloniais, com incidência no espaço de língua oficial portuguesa. O horizonte epistemológico do programa centra-se na discussão de novas formas de conhecimento suscetíveis de abranger diferentes modos de compreender o mundo e de estar no mundo. Tem como base o quadro analítico desenvolvido pelo conceito de Epistemologias do Sul.
SABER MAIS