Schedule

VERNISSAGE

6.10.2022 | 17h30
Inauguração da Exposição Europa Oxalá no Africa Museum

Europa, Oxalá apresenta cerca de 60 obras de 21 artistas cujas origens familiares se situam nas antigas colónias em África. Nascidos e criados num contexto pós-colonial, são artistas cujas obras se tornaram incontornáveis na arte contemporânea europeia, propondo uma reflexão sobre as suas heranças, as suas memórias e as suas identidades.

Os pais e avós dos vinte e um artistas presentes na exposição nasceram e viveram em Angola, no Congo, no Benim, na Guiné, na Argélia, em Madagáscar; dos seus antepassados, estes artistas herdaram memórias que lhes chegam de forma difusa no seio da família e de grupos de amigos e que não são só vozes, sons e gestos, mas também imagens e recordações das suas culturas de origem, pontos de partida para um importante trabalho de investigação nos arquivos históricos, familiares e institucionais. As suas produções artísticas alimentam uma reflexão original sobre o racismo, a descolonização das artes, o estatuto da mulher na sociedade contemporânea ou ainda a desconstrução do pensamento colonial. A maneira como alguns deles conjugam linguagens contemporâneas e processos tradicionais constitui um contributo essencial para a Europa contemporânea.

Através das suas obras, Europa Oxalá testemunha o poder criativo da diversidade cultural europeia contemporânea, abrindo novas perspetivas à própria noção de Europa.

Europa, Oxalá é uma exposição itinerante que foi apresentada pela primeira vez no MUCEM em Marselha (20.10.2021 > 16.01.2022), na Gulbenkian em Lisboa, Portugal (03.03.2022 > 30.05.2022) e a partir de Outubro de 2022 no AfricaMuseum.

Os curadores da exposição são António Pinto Ribeiro (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal), Katia Kameli (artista) e Aimé Mpane (artista).

Os artistas convidam-nos a refletir sobre uma Europa que é Oxalá - esperançosa, mas também incerta e duvidosa.