Passados reapropriados: pós-memória e literatura (2022) comenta a riqueza das representações literárias da pós-memória no contexto pós-colonial. Baseando-se numa seleção de escritores de Portugal, França e Bélgica, estudados no âmbito do projeto «MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias», o livro interessa-se por algumas das temáticas comuns às escritas destes três países, em particular as questões da reencenação dos fantasmas e dos mitos coloniais nestas obras, assim como a reapropriação das memórias coloniais através de uma nova leitura das imagens e arquivos desse período. Igualmente, este ensaio debruça-se sobre as modalidades da configuração da pós-memória na literatura, e nomeadamente sobre a natureza da ligação que mantêm os sete autores escolhidos com o passado dos seus respetivos países. Este livro explora as situações específicas em que a memória do colonialismo é representada, na literatura, para além da existência de um vínculo biográfico entre o descendente escritor e o passado familiar, apelando assim a uma transmissão de tipo cultural. Em suma, Passados reapropriados: pós-memória e literatura pretende mostrar as dinâmicas e potencialidades do dispositivo narrativo para representar, na realidade espácio-temporal da ficção, as transferências intergeracionais do trauma colonial europeu.
Imagem da Capa: Mário Faria, alferes miliciano médico, Moçambique, 1968. © Arquivo privado de Paulo Faria. (Cortesia do escritor).
Uma cidade nunca é a mesma. Cinco escritores aventuram-se em cinco espaços muito diferentes: Moscovo antes da Perestroika; a estranha e longínqua Wroclaw, na Polónia; a Havana dos claro-escuros; Buenos Aires longe dos lugares comuns; e Lisboa, dividida pelo Tejo, de mãos dadas de um perito em Lobo Antunes. Nestas histórias, o nomadismo afigura-se como uma condição natural e necessária para a escrita. À maneira dos diários de viagem, estes relatos possuem a força, o humor e a emoção da melhor literatura de não-ficção.
2009 | Paris: L´Harmattan (préface de Maria Alzira Seixo) O presente volume examina, numa perspectiva comparatista, a representação da memória na obra de António Lobo Antunes e de Claude Simon. Partindo da análise da actividade da escrita considerada como um acto rememorativo explícito, o estudo propõe uma categoria teórica (a escrita da memória) que contém os fundamentos da mímesis interior partilhada pelos dois escritores. Além disso, o volume examina as consequências da narração mnésica na abordagem da História numa situação de guerra, assim como a busca de si próprio que dela se depreende.
A Biblioteca Básica de Cultura Colombiana é uma colecção bibliográfica digital (em formatos HTML, PDF e EPUB) de livre acesso, que reúne as obras essenciais nas distintas áreas da cultura colombiana. O seu principal objectivo é o de conservar e difundir o património bibliográfico colombiano pelo viés de um conteúdo gratuito e de primeira qualidade, numa plataforma informática de fácil acesso e utilização. Os primeiros 25 títulos são uma amostra do mais representativo da literatura colombiana desde os seus inícios.
Os textos reunidos nesta antologia, clássicos e contemporâneos, muitos inéditos em português, dedicam-se a incursões em torno do naturalismo enquanto noção polissémica e trans-histórica, numa abordagem interdisciplinar cujo objectivo é o de estudar a noção de naturalismo ao longo do tempo.
Neste volume, um grupo de estudiosos reflecte sobre a arte do romance na obra de António Lobo Antunes. Os textos apontam para a existência de um novo paradigma literário no universo antuniano, o qual traz consigo uma nova conceição do romance. Dentre os principais tópicos abordados encontram-se o papel da dimensão autobiográfica nas crónicas, as variações textuais nas primeiras versões dos romances, as flutuações entre tradição e inovação perante o género do romance e a noção de "escrita abstracta" que subjaz à obra.
2021 - "'Souvenir from Lisbon': escrita, representação e punctum em António Lobo Antunes'", Santa Barbara Portuguese Studies, V. 6, p. 18-28.
2020 - "A voz das imagens coloniais: arquivos e violência nas obras literárias da pós-memória", Confluenze, Rivista di Studi Iberoamericani, V. 12, N. 2, p. 96-108.
2020 - "Titularidade da experiência e pós-memória nas literaturas pós-coloniais europeias", Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 2, p. 161-179.
2019 - "A visita da tia Teresa : experiência da guerra colonial e resiliência pela escrita em Os Cus de Judas", Revista Colóquio/Letras, n.º 201, Maio, p. 20-31.
2019 - "Imagens de África na literatura portuguesa "pós-Lobo Antunes": o olhar da segunda geração sobre a guerra colonial", in Margarida Calafate Ribeiro | Phillip Rothwell (org.), Heranças Pós-Coloniais nas literaturas em língua portuguesa, Porto: Afrontamento, p. 309-321.
2018 - "Uma viagem sonora pela Lisboa de Fernando Pessoa", Pessoa Plural, 14, p. 398-401.
2018 - "Todas las mujeres portuguesas fueron a la guerra colonial", in Lídia Jorge, La costa de los murmullos. Bogotá: Ediciones Uniandes, 9-14.
2017 - "Le Cul de Judas d'António Lobo Antunes", in Cécile Brochard (dir.), Expériences de l?Histoire, poétiques de la Mémoire. Paris: Ellipses, 173-224.